19 de outubro de 2008

Deserto Verde

Semana passada fiz uma viagem, me deparei com essa paisagem, isso é na via Dutra no estado de São Paulo. De primeira nós diríamos, que coisa linda esse tapete verde, o nome desse "tapete" é deserto verde. Mas porque esse nome?
O eucalipto permanece como uma árvore controversa. Há muito criticismo sobre seu potencial de danos ao meio ambiente, seus custos econômicos e sociais.
No Brasil, as florestas artificiais assim criadas produzem exportações de bilhões de dólares, representando 30% da produção mundial de celulose. Somente a principal empresa do setor, abrange os Estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com aproximadamente 261 mil hectares de plantios.

Muito embora o nosso Código Florestal estabeleça que as florestas plantadas devam priorizar as espécies nativas, esta espécie exótica encontrou por aqui um amplo campo de expansão. Evidentemente, em função dos extraordinários aspectos de lucro envolvidos em tal operação. Aliás, o grande negócio representa lucro tão expressivo que o próprio governo brasileiro é sócio (12,5%) da empresa Aracruz, através do BNDES.
São imensas extensões de florestas de plantas exóticas que eliminam a biodiversidade nativa porque competem pelos nutrientes, ressecam o solo pelo seu intenso uso da água e afastam a vida selvagem. Florestas silenciosas pela ausência de qualquer tipo de fauna que se dispersa em razão da venenosidade de suas folhagens.
Numa outra ponta, surgem novas (e perversas) perspectivas para a árvore em solo brasileiro em razão das novidades trazidas pelo chamado Protocolo de Kyoto que pretende incentivar a redução das emissões de dióxido de carbono na atmosfera. A tratativa inclui a possibilidade de que os países mais industrializados, escapem de promover as reduções necessárias compensado sua poluição pelo incremento de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo, ou seja, comprando créditos de carbono. O eucalipto passa a jogar, também, importante papel no chamado Mercado de Carbono, de sorte a incentivar ainda mais a geração de formidáveis áreas de florestas silenciosas. A fotossíntese é transformada em mercadoria, com resultados duvidosos.

Pois então, não faz muito tempo em que muitos ficaram boquiabertos com mais um ato da via campesina:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/06/10/integrantes_da_via_campesina_da_assembleia_popular_realizam_dia_de_protestos_em_13_estados-546732897.asp



Abram os olhos, na maioria das vezes a REDE GLOBO não está correta... O conteúdo desse post está na íntegra no site:

http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=541

http://www.mst.org.br/mst/pagina.php?cd=537

Mas o que nós temos a ver com isso?????

Nenhum comentário: